segunda-feira, 29 de março de 2010

Biologia: Ciclo Celular

CICLO CELULAR

O ciclo celular é dividida em interfase e divisão celular.

  • INTERFASE tem maior duração na célula, e pode ser considerado um período de repouso. As fases constituintes da interfase são:

- Fase S: Síntese de DNA

- G1: Intervalo que precede a fase de síntese de DNA

- G2: Tempo que transcorre entre o final da síntese de DNA e o começo da mitose. Durante essa fase, a célula contém o dobro (4c) da quantidade de DNA presente na célula diplóide original (2c). Depois da mitose, as células-filhas entram na fase G1 e recuperam o conte;udo de DNA das células diplóides (2c).


  • DIVISÃO CELULAR

** MITOSE

A mitose pode ser dividida nas seguintes fases:

- Durante a PRÓFASE, as cromátides se condensam, o fuso miótico* é formado e o nucléolo se desintegra. Espirilização da cromatina.

- Durante a PROMETÁFASE o envoltório nuclear se desintegra.

- Durante a METÁFASE os cromossomos se colocam no plano equatorial a célula. Grau máximo de condensação cromossômica.

- Durante a ANÁFASE, os cromossomos-filhos se dirigem para os polos da célula, fracionadas pelas fibras cinetocóricas do fuso.

- Durante a TELÓFASE se formam os núcleos-filhos. Desespirilização dos cromossomos. Volta a formar o nucléolo e a carioteca.

* Fuso miótico: armação estrutural composta por microtúbulos que controlam a posição dos cromossomos e sua repartição entre as células filhas.

+ Em células vegetais, o estrangulamento é feito de dentro para fora e não possui centríolo = Centrífuga.

+ Em células animais, o estrangulamento é feito de fora para dentro = Citocinese.


** MEIOSE

Processo reducional de divisão – célula-mãe dá origem a quatro células-filhas coma metade do número cromossômico).

1 célula diplóide (2n) produz 4 células haplóides (n).

A meiose é importante para a manutenção do número de cromossomos constante da espécie e a variação dos seres vivos, através da recombinação genética.

  • Meiose I (reducional)
- PRÓFASE I: dividida em:

+ Leptóteno: os cromossomos já duplicados ainda estão finos devido à pequena condensação.
+ Zigóteno: os cromossomos homólogos se pareiam ponto-a-ponto, fenômeno chamado sinapse. O núcleo se torna menos nítido.
+ Paquíteno: duas células homólogas próximas enconstam as cromátides, havendo, então, uma troca de material genético denominado permuta genética ou crossing-over.
+ Diplótenos: Os cromossomos homólogos iniciam o seu afastamento, permanecendo em contato nos locais onde ocorre o crossing-over, constituindo os quiasmas.
+ Diacinese: ocorre a terminalização dos quiasmas e separação anatômica dos homólogos. Os centríolos, quando existem, ficam em pólos opostos.

- METÁFASE I: os cromossomos pareados se colocam na placa equatorial.
- ANÁFASE I: Ocorre a separação dos cromossomos homólogos que migram para os pólos opostos da célula. Não ocorre o rompimento dos centrômeros mas sim, a migração de cada um dos cromossomos componentes do par de homólogos duplicados.
- TELÓFASE I: os cromossomos encontram-se nos pólos da celula e se desespirilizam, reorganizam-se a carioteca e o núcleo. Em seguida ocorre a citocinese, com a formação de duas células com a metade do número de cromossomos da célula-mãe original (n).

  •  Meiose II (equacional)
- PRÓFASE II: reaparecimento das fibras dos fuso e o desaparecimento do envoltório nuclear.
- METÁFASE II: os cromossomos se deslocam ao plano equatorial. As fibras do fuso se unem aos cinetócoros, um apontando para um pólo, o outro para o pólo oposto da célula.
- ANÁFASE II: o centrômero se divide e as cromátides-irmãs de cada cromossomo são separadas e tracionadas para os pólos opostos da célula.
- TELÓFASE II: formam-se quatro células, com n cromossomos cada uma.



Para Ler:

De Robertis Bases da Biologia Celular e Molecular – De Robertis, E.M

Para Aprofundar:

http://www.ufv.br/dbg/labgen/divcel.html
http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/divisao-celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário