terça-feira, 30 de março de 2010

Biologia: Anexos Embrionários

ANEXOS EMBRIONÁRIOS


Estruturas anexas do embrião, ajudando no desenvolvimento do mesmo. Originam-se dos folhetos germinativos.

Os anexos embrionários são:
  • Saco Vitelino: um anexo embrionário, que permanece ligado ao intestino do embrião. À medida que este se desenvolve, há o consumo do vitelo e, consequentemente, o saco vitelínico vai se reduzindo até desaparecer. É bem desenvolvida não somente em peixes, mas também em répteis e aves. Os mamíferos possuem vesícula vitelina reduzida, pois nesses animais como regra geral, os ovos são pobres em vitelo.
  • Âmnion: uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade denominada cavidade amniótica. Essa cavidade contém o líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação. Ao final do desenvolvimento de répteis e aves, todo o líquido da cavidade amniótica foi absorvido pelo animal.
  • Córion: uma membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários. É o anexo embrionário mais externo ao corpo do embrião. Nos ovos de répteis e nos de aves, por exemplo, essa membrana fica sob a casca. Nesses animais, o cório, juntamente com o alantóide, participa dos processos de trocas gasosas entre o embrião e o meio externo.
  • Alantóide: destinado à respiração e ao armazenamento de excretas durante o desenvolvimento embrionário. Nos mamíferos fará parte do cordão umbilical.



*PLACENTA

Presente apenas nos mamíferos superiores, chamados placentários. A placenta assegura a nutrição do embrião, bem como a respiração e a excreção. Produção de Progesterona (hormônio que mantém a parede do útero intacto) e gonadotrofina coriônica (liberada pelas vilosidades coriônicas) ao longo da gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário