terça-feira, 30 de março de 2010

Biologia: Desenvolvimento Embrionário

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO


Transformação do zigoto em vários estágios através da mitose, formando o embrião.

** TIPOS DE OVOS


O desenvolvimento embrionário se dá por três fases:

  • Segmentação (clivagem): As divisões que ocorrem durante a segmentação se denominam clivagens, e as células que se formam são chamadas de blastômeros.
No Reino Animal, a diferença na quantidade e na distribuição do vitelo no ovo determina diferenças na segmentação. Em função disso, podemos considerar dois tipos básicos de segmentação:

- HOLOBLÁSTICA ou TOTAL (ocorre no zigoto todo) : ocorre nos oligolécitos e heterolécitos. Subdivide-se em:

+ Holoblástica igual: formam-se com a terceira clivagem, oito blastômeros iguais. Ocorre nos ovos alécitos e alguns oligolécitos.
+ Holoblástica desigual: formam-se, com a terceira clivagem, blastômeros de tamanhos diferentes (quatro menores: micrômeros; e quatro maiores: macrômeros); Ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns oligolécitos;


- MEROBLÁSTICA ou PARCIAL (ocorre só em parte do ovo): Devido à diferença na distribuição do vitelo, existem dois tipos básicos de segmentação meroblástica: a discoidal e a superficial.

+ Meroblástica discoidal: as divisões ocorrem somente na região da célula em vitelo, formando-se um disco de células sobre a massa do vitelo. Esse tipo de segmentação ocorre nos ovos telolécitos.
+ Meroblástica superficial: ocorre nos ovos centrolécitos. As células embrionárias ficam dispostas na superfície do ovo.

# As fases da segmentação normalmente se realizam segundo duas fases:

- Mórula: em que se forma um maciço celular com poucas células;
- Blástula: em que é aumentado o número de células e se forma uma cavidade interna cheia de líquido.



# Tipos de segmentação existentes nos seres-vivos:

No anfioxo = Holoblástica igual
Nos Mamíferos = Holoblástica igual
Nos anfíbios = Holoblástica desigual
Nos répteis e aves = Meroblástica discoidal
Nos artrópodes = Meroblástica superficial



  • Gastrulação:
É o processo pelo qual ocorre a primeira diferenciação de células, e a formação de estruturas específicas. Ocorre um achatamento no pólo superior que, posteriormente, se invagina dando origem a uma cavidade contínua com o meio externo, o arquêntero. A comunicação do arquêntero com o meio externo se dá através do orifício formado, o blastóporo. Este estágio embrionário recebe o nome de gástrula e apresenta dois tecidos diferenciados: a mesoderme e a ectoderme.

ESQUEMA:

Zigoto----divisões dos blastômeros-----mórula----blástula----invaginação do pólo-----formação do arquêntero----gástrul


Os animais que possuem três folhetos germinativos são chamados triblásticos, como é o caso dos cordados. Existem entretanto, animais que possuem apenas dois folhetos germinativos: o ectoderma e o endoderma. Esses animais são chamados diblásticos, como e o caso dos cnidários.

# O blastóporo pode dar origem à boca ou ao ânus. Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). É o caso dos vermes, dos moluscos e dos artrópodes. Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.



  • Organogênese:
A terceira fase do desenvolvimento embrionário é a organogênese, que se caracteriza pela diferenciação de órgãos a partir dos folhetos embrionários formados na gastrulação.

Cada um dos folhetos germinativos ou embrionários, que darão origem a todos os tecidos e órgãos. Esses folhetos são:

+ ectoderma (o mais externo – epiderme e anexos, esmalte dos dentes, sistema nervoso);
+ mesoderma (o intermediário – músculosm sistema circulatório, ossos, rins, sistema reprodutor, peritônio);
+ endoderma (o mais interno – revestimento do sistema digestivo, bexiga urinária, fígado, pâncreas).


# Nerulação: Fase de formação do tubo neural, estrutura responsável pelo surgimento do sistema nervoso. Na porção dorsal do embrião, a ectoderma forma a placa neural por invaginação. Resultam deste processo ainda a notocorda, o celoma e a cavidade intestinal.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom ^^

Maai disse...

ótimoo!beijão

Postar um comentário