segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Espaço Geográfico e a Cartografia

* Espaço geográfico: espaço transformado pelo trabalho do homem.
A elaboração de mapas nasceu da necessidade de representar a forma da Terra e dos continentes e medir as distâncias entre lugares. Logo, a cartografia surgiu com a necessidade de demarcar caminhos percorridos.

* Cartografia: conjunto de técnicas para a representação espacial. Organização, apresentação, comunicação e utilização de geoinformação nas formas visual, digital e táctil.

* Carta topográfica: Explica por via gráfica, a configuração de uma parte da superfície terrestre, tal como ela é, e dentro de uma precisão matemática, sempre compatível com a escala.

* Projeções cartográficos: sistematicamente transformam partes da terra esférica para que sejam representados em uma superfície plana mantendo as relações espaciais.

- Projeção equivalente: não deforma as áreas dos continentes, mas distorce as formas. A projeção de Peters (1973) é um exemplo.

- Projeção equidistante: preserva em alguns ângulos a distância. Não apresenta deformações lineares, isto é, os comprimentos são representados em escala uniforme. O planisfério de Mercator é um exemplo desta projeção.

- Projeção conforme: não deforma os ângulos e a forma de pequenas áreas.

- Projeção azimutal (plana ou polar): trabalha com qualquer ponto como centro.

- Projeção cilíndrica: menos distorções no centro (áreas intertropicais). Forma ângulos de 90 graus.

- Projeção cônica: aumento do ângulo com o afastamento do vértice (áreas temperadas do continente).
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário